sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mensagem de força para a minha querida D.S.

Talvez a maioria de vós não saiba, porém conseguir que as nossas editoras (refiro-me às portuguesas) queiram ou estejam dispostas a publicar um livro de um autor jovem e desconhecido, é uma missão difícil e complexa...
Bem sei o que é ser-se rejeitado ou simplesmente ignorado (às vezes, a falta de respostas por parte das Editoras acaba por ser mais penoso do que um simples "não").
No Outono de 2012, enviei algumas páginas da minha obra para uma editora e a resposta teimava em não aparecer. Comecei a contar as semanas que, de seguida, se tornaram meses. Meses de ânsia.
Perdi totalmente a esperança, mas continuei a escrever a minha obra, pois na altura ainda nem sequer estava concluída.
Na Faculdade, conheci uma colega (Bruna Pontes) que, até aproveito para lhe mandar um gigante obrigado, me incentivou a não perder a esperança e para continuar a "chatear" editoras. E assim o fiz, com o ego e confiança diminutas.
No início deste Verão e findo o primeiro ano de Faculdade, enviei a minha obra para mais editoras e recebi duas respostas: uma disse não... e outra disse sim, enviando-me uma proposta!
Quero com tudo isto dizer que não podemos perder a esperança e temos de ir à luta. Por mais que nos custe e por mais tempo que demorar, se lutarmos pelo que queremos, se lutarmos pelos nossos sonhos, iremos alcançar os nossos objectivos, tenho 100% de certezas!
Não podemos deixar que o nosso País apodreça o que nos resta da já pouca Cultura e Arte que temos!
Temos de fazer História; temos de fazer com que o Mundo veja a Cultura Portuguesa com qualidade e o respeito devidos!
Não podemos desistir na construção de um País melhor; está nas nossas mãos!


Esta mensagem é dedicada a todos os artistas novatos em Portugal, mas em especial... à minha melhor amiga...




5 comentários :

  1. Oh, muito obrigada Mz! :D
    O nosso país pode estar em crise, mas devia apostar mais nos novos talentos, independentemente de que ramo forem. Afinal, amanhã deixaremos de ser crianças e diremos "we are the kids from yesterday" (referência a uma música, já agora).

    ResponderEliminar
  2. Desde já, dou-te os parabéns =) Também ando a chatear editoras desde há uns anitos, e ou dizem que não, ou não dão qualquer resposta - o que, como dizes, acaba por ser pior que um não. Apesar de tudo, continuo a escrever, com a esperança de que, algum dia, os meus "livros" passem de um computador para papel. Há muitos talentos escondidos nos quais o país devia apostar...em vez de estar sempre "virado" para os mesmos nomes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada IceQueen e, sê bem-vinda a este blog!
      Incentivo-te, como se calhar já era de esperar, a não desistires do teu sonho e sim, continua a escrever! Não te deixes levar abaixo por um não ou por uma resposta inexistente! Continua a lutar para que o dia em que ouvires um SIM estar próximo!
      Como espicaçaste a minha curiosidade, tenho de te perguntar: qual o teu género literário? Sobre qual género as tuas histórias melhor se inserem?
      Aguardo a tua resposta =)

      Eliminar
    2. Estão mais viradas para o fantástico =) A última que escrevi é um romance fantástico. Tem que haver sempre magia, mundos imaginários e coisas ou seres que não existam...não gosto de me cingir à realidade xD E o teu livro, de que género é? =)
      Já agora, tenho que te perguntar...tiveste que pagar ou pedir algum apoio para publicares o teu livro? É que já houve editoras interessadas numa história minha, mas que me pediram custos exagerados para a publicar...como se fosse uma edição de autor, sabes? E contactei um autor para lhe perguntar sobre isso, que me disse que não gastou absolutamente nada...
      Ah, e obrigada pelo incentivo ^^

      Eliminar
    3. Oh, muito bem! Partilhamos os mesmos interesses, estou a ver =P
      O meu livro é também um Romance Fantástico ehh ehh ;)
      A proposta da minha editora foi comprar um dado nº de livros para ser eu a vendê-los, sendo que me seria retribuído o investimento inicial com algum lucro.
      Os restantes livros (mais de metade) fica a cargo da editora vender nas livrarias.
      Oh, de nada =D

      Eliminar